Completou 0% do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Inquérito online sobre as perspectivas e experiências das pessoas com Fibromialgia (PT| SP)

 

 

Caro leitor,

 

 Em nome do nosso grupo de investigação da Universidade de Coimbra, Portugal, convidamo-lo a participar num estudo sobre as perspectivas e experiências dos doentes em relação à fibromialgia.

 

O estudo visa aprender mais sobre as manifestações clínicas, eventos da vida, e carga da doença que as pessoas com fibromialgia geralmente experimentam. Estamos seriamente preocupados com o facto de muitos destes sintomas e fontes de sofrimento por parte dos doentes serem geralmente ignorados e subestimados, tanto por pares como por médicos de saúde. A sua ajuda como paciente é, assim, fundamental para nos ajudar a compreender melhor esta doença e a aumentar a consciência e o respeito entre a comunidade científica e os decisores.

 

Para participar, basta preencher um inquérito online que lhe levará cerca de 25 minutos. Compreendemos que este é um questionário bastante extenso. Por favor, tenha paciência: não é possível compreender completamente todo o fardo que a doença lhe impõe sem cobrir todos os domínios possíveis.

 

Pode participar neste estudo se tiver entre 18 e 65 anos e tiver sido formalmente diagnosticado com fibromialgia por um médico ou psicólogo certificado.

Se aceitar colaborar, leia atentamente todas as perguntas e responda de acordo com as instruções fornecidas. Não há respostas certas ou erradas. Apenas lhe pedimos que responda honestamente e de acordo com o que melhor se lhe aplica. Poderá descobrir que algumas perguntas são muito semelhantes umas às outras: fazem parte de diferentes instrumentos validados.

Por favor, não deixe nenhuma pergunta sem resposta, pois isto poderia comprometer seriamente os resultados e o próprio estudo.


A participação é voluntária e pode retirar-se do estudo em qualquer altura, se assim o desejar, sem danos. Os dados fornecidos são estritamente anónimos e confidenciais e serão utilizados exclusivamente para fins de investigação e pelos investigadores envolvidos no estudo. Se tiver alguma preocupação sobre qualquer aspecto deste estudo, por favor contacte a equipa de investigação, utilizando os meios fornecidos no final desta página. A sua participação neste estudo não prevê quaisquer riscos ou inconvenientes. No entanto, no caso de sentir algum sofrimento emocional como resultado das perguntas colocadas, pode contactar a equipa de investigação.

 

 

Por favor, aceite a nossa mais sincera gratidão, 

 

Mariana Luís (maryanaluys@gmail.com)

Ana Margarida Pinto (ana.mf.pintoo@gmail.com)

José António Pereira da Silva (jdasilva@ci.uc.pt)