Completou 0% do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Experiências e perceções invulgares na comunidade: validação de um questionário e análise de predisponentes

 

 

Olá!

Somos uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e gostaríamos de o convidar a participar voluntariamente num estudo que visa compreender melhor certas experiências e perceções invulgares que às vezes as pessoas podem ter.  A sua participação é de extrema importância para nós e poderá contribuir para melhorar o conhecimento científico atual acerca deste assunto.

Este procedimento é chamado Consentimento Informado e descreve a finalidade do estudo, os procedimentos, os possíveis benefícios e os riscos. Depois de compreender o estudo, deverá tomar a decisão de participar ou não.

 

1. INFORMAÇÃO GERAL E OBJETIVOS DO ESTUDO

Este estudo está a ser realizado no âmbito de um projeto de doutoramento em Psicologia Clínica (ref.: 2021.08765.BD), a decorrer no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular e o Instituto de Psicologia Médica da mesma universidade. Este projeto foi aprovado pela Comissão de Ética da FPCEUC (ref.: CEDI/FPCEUC:62/3), de modo a garantir a proteção dos direitos, segurança e bem-estar dos participantes.

O presente estudo tem como objetivos: a) estudar as propriedades psicométricas de um questionário sobre experiências invulgares e perceções anómalas ("Community Assessment of Psychic Experiences" - CAPE) na população adulta portuguesa; e b) estudar o contributo de algumas características individuais para a ocorrência destas experiências. Isto é importante para melhorar o conhecimento científico nesta área e ajudar os investigadores e os profissionais a compreender melhor o desenvolvimento de alguns problemas de saúde mental.

 

2. PROCEDIMENTOS

Caso aceite participar, ser-lhe-á pedido que preencha alguns questionários, que se destinam a avaliar o instrumento em estudo e a compreender como se encontra atualmente face a alguns aspetos psicológicos relevantes para o desenvolvimento de psicopatologia e manutenção da saúde mental.

O preenchimento destes questionários tem uma duração estimada de 30 minutos e é muito importante que responda a todas as questões. Se for mais conveniente para si, poderá gravar as suas respostas e terminar o preenchimento do inquérito mais tarde.

Este procedimento será repetido três meses após a sua participação inicial. Para isto, ser-lhe-á solicitado um contacto de telefone ou email. Nessa altura será contactado por um investigador do estudo, que o irá convidar a preencher novamente os questionários, enviando-lhe um novo link a que deverá aceder. É muito importante que responda em ambos os momentos.

 

3. POTENCIAIS RISCOS E BENEFÍCIOS PARA O PARTICIPANTE

Não são esperados riscos derivados da sua participação neste estudo para além de um ligeiro cansaço durante o preenchimento dos questionários. Caso identifique, durante a participação neste estudo, algumas dificuldades com a sua saúde mental, recomendamos que procure apoio profissional, dirigindo-se ao seu Centro de Saúde/Médico de Família ou contactando a Linha SNS 24 (808242424).

Ao participar neste estudo, os participantes poderão sentir que aumentaram o seu auto-conhecimento e poderão contribuir para o progresso do conhecimento científico na área da saúde mental.

 

4. PARTICIPAÇÃO/ABANDONO VOLUNTÁRIO

A sua participação neste estudo é inteiramente voluntária, pelo que é livre de aceitar ou recusar participar. Mesmo que aceite participar, é livre de desistir a qualquer momento, sem nenhuma consequência e sem precisar de explicar as razões. A sua participação poderá ser terminada quer por decisão administrativa ou por decisão da Comissão de Ética.

 

7. TRATAMENTO DE DADOS E CONFIDENCIALIDADE

Todos os dados recolhidos serão anonimizados, sendo o seu nome substituído por um código (gerado por si). Os seus dados serão tratados apenas por investigadores do estudo, obrigados a sigilo profissional. Os seus registos manter-se-ão confidenciais e anonimizados de acordo com os regulamentos e leis aplicáveis. Se os resultados deste estudo forem publicados, a sua identidade manter-se-á confidencial.

Pode exercer o seu direito de acesso à informação em qualquer altura. Para ter acesso à sua informação, pode contactar diretamente os investigadores deste estudo. Tem também o direito de se opor à transmissão de dados que sejam cobertos pela confidencialidade profissional.

A Comissão de Ética responsável pelo estudo poderá solicitar o acesso aos registos para se assegurar que o estudo está a ser realizado de acordo com o protocolo.

Ao assinar este Consentimento Informado, autoriza que as suas informações obtidas neste estudo sejam verificadas, processadas e relatadas conforme descrito para finalidades científicas legítimas.

 

Caso tenha dúvidas ou outras questões relacionadas com este estudo, poderá contactar:

Investigadora Principal: Diana Carvalho

Orientação: Prof. Doutora Paula Castilho

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (https://cineicc.uc.pt/)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Email: estudos.ple.comunidade@gmail.com

 

 

 

 

Este inquérito é anónimo.

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.